"O ponto crucial da vida" - Marcos 8:22-30

A Chegada - Parte II  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Você ja pensou algo de uma pessoa e ao conhecer esse pessoa viu que estava enganado? Ou então alguém ja disse algo sobre voce e errou por não te conhecer muito bem?

Contextualização

Jesus, então, chama a atenção dos discípulos e questiona a falta de discernimento deles acerca do ensino importante sobre o fermento dos fariseus e o fermento de Herodes. O fermento dos fariseus era aquele legalismo, hipocrisia e o ensino de falsas doutrina, o mundanismo era o fermento de Herodes.
Então Jesus os questiona, do porque eles ainda não haviam entendido, Jesus não estava falando sobre pão e comida mas sim sobre as verdades da vida crista e do Reino de Deus.
Jesus e seus discípulos continuam no barco em direção de Betsaida. Chegando lá, os discípulos tem mais uma oportunidade de ver Jesus fazendo mais um milagre, curando um cego.

Leitura Bíblica

Esse texto nos mostra algumas situações diferentes abordando a questão do discernimento espiritual.
Primeiro, Marcos fala da falta de discernimento do cego acerca das pessoas. Ele via homens como árvores. Ele passou de um estado de cegueira total para uma visão parcial. Só então, sua visão foi plenamente restaurada, quando Jesus o toca pela segunda vez.
Segundo, Marcos fala sobre a falta de discernimento do povo acerca da Pessoa de Cristo. Eles tinham diversas opniões, mas não a verdade sobre Jesus.
Terceiro, Marcos fala a respeito da falta de discernimento dos discípulos sobre o Messias.
Mais tarde Pedro reconhece Jesus como o Messias enviado por Deus, começa a enxergar Jesus de forma plena e completa e isso está começando a transformar a mentalidade deles.

Como você enxerga a Jesus? Quem é Jesus pra você?

Nesta seção, Marcos relata dois milagres não encontrados nos outros evangelhos: A cura de um homem surdo e gago e a cura de um homem cego.Podemos ver na cura desses dois homens uma ilustração da condição espiritual dos discípulos conforme descrita em Marcos 8:18!
Marcos: O Evangelho dos Milagres A Falta de Discernimento do Cego (8.22–26)

No caso aqui registrado, o processo completo de cura aconteceu em alguns momentos, alcançando um resultado pleno: a mudança de uma cegueira total para uma visão perfeita. Jesus queria transmitir algumas lições com esse milagre progressivo:

Mostrar que alguns tem uma visão distorcida
Mostrar que precisamos de um segundo toque de Jesus
Mostrar a necessidade de termos pleno discernimento. A obra de Deus em nossa vida é progressiva. So quando o Espirito de Deus age profundamente em nossa vida podemos ver as coisas com pleno discernimento.

As pessoas dizem e pensam muitas coisas sobre quem é Jesus, mas afinal, quem é Jesus de acordo com a Biblia Sagrada?

Ao longo da historia, houveram vários debates acerca de quem é Jesus.
Há hoje em dia pessoas que dizem que Jesus é apenas um espirito, apenas um homem que trouxe uma filosofia de vida, há aqueles que dizem que Jesus é somente um profeta, e ai por diante.
Segundo o que diz o texto biblico, as pessoas diziam que Jesus era João Batista, outros diziam que Jesus era Elias ou ate mesmo um dos profetas, o povo tinha uma visão distorcida de Jesus, pois o viam apenas como um mensageiro de Deus e não como o próprio Deus.
A verdade sobre quem Jesus é, está em seus ofícios, Jesus foi revelado como o "Cristo", que significa "ungido". Somente pessoas importantes eram ungidas no velho testamento. Profetas, Sacerdotes e Reis. Jesus cumpriu plenamente todos esses ofícios.

Você tem criado uma caricatura de Jesus? Quem Ele tem sido na sua vida?

Infelizmente muita gente que se intitula cristão e não conhece os atributos de Deus acaba criando para si a visão de um tipo de deus que nada tem a ver com o verdadeiro Deus. Que possamos nos atentar para o conselho do nosso Senhor através do profeta Jeremias, e entender que o nosso maior motivo de orgulho deve ser o de conhecê-lo e compreender os seus atributos (Jr 9:23,24).
Se você não souber com clareza quem é Jesus, você estará perdido na questão mais importante da vida. A vida, a morte e a ressurreição de Cristo são aspectos fundamentais da nossa Fé. Se voce não discerne claramente quem é Jesus, não pode ser considerado um Cristão.
Pessoas que afirmam claramente que Jesus é algo que a Escritura deixa claro que ele não é, estão enganando a si mesmas, muitos estão caindo em idolatria, criando um Jesus que se encaixe dentro de uma visão politica ou filosófica, a fim de satisfazer suas ideologias.
A obra de Deus acontece em nossa vida de maneira progressiva, a vida do justo é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
Esse é o ponto crucial da vida, entender quem Jesus é, e se entregar totalmente a Ele.
Related Media
See more
Related Sermons
See more